Início Notícias Consultório da Arari: Drª Beatriz Arraes tira dúvidas das ouvintes sobre...

Consultório da Arari: Drª Beatriz Arraes tira dúvidas das ouvintes sobre saúde íntima da mulher; ouça

517
Foto: divulgação

Por Cidinha Medrado

O Programa Araripina Urgente dessa quinta-feira (15) recebeu no quadro ‘Consultório da Arari’, a participação da médica Ginecologista Drª Beatriz Arraes, que respondeu perguntas enviadas por ouvintes de toda região.

A Adriana do bairro Adelino questionou a médica sobre atrasos menstruais que ela vem tendo, com quanto tempo de atraso ela precisa se preocupar com uma possível gravidez ou isso pode ser outro problema?

“Um atraso menstrual superior a 10 dias deve ser investigado, então o primeiro exame a se fazer é o Beta HCG e caso o exame venha negativo e sua menstruação continuar atrasada, outras causas de atrasos menstruais devem ser investigadas como distúrbios da tireóide e prolactina”, disse a médica.

Vários fatores podem levar uma pessoa a apresentar disfunção na produção de prolactina. Entre as causas mais comuns estão: Hipotireoidismo primário (causado por um problema na tireoide que impede a secreção dos hormônios desta glândula).

A Luciene de Parnamirim, quis saber porque sangramentos ocorrem quando ela tá tomando pílula para não engravidar?

“Sangramento com uso de anticoncepcionais durante o uso são chamados espólios, que são sangramentos de escape ocorre geralmente quando há troca ou recomeço de uso de algum anticoncepcional, é um sangramento semelhante a uma menstruação ou parecido só como uma borra de café, outra causa comum nesse sangramento pode ser referente ao atraso das pílulas, um atraso de 3 horas para o aparecimento dos escapes e às vezes a mulher esquece a pílula um dia e pode fazer isso muitas vezes durante uma cartela e prejudicar todo o ciclo, o ideal é que tome a pílula sempre no mesmo horário”, explicou Drª Beatriz.

Pergunta da Gorete que mora em Trindade: É normal sentir como se fizesse xixi, quando a gente tosse, quando espirra ou quando dá uma risada?

“A perda urinária involuntária durante esforços do dia a dia como tossir, espirrar ou rir é chamada de incontinência urinária, ela é causada pelo enfraquecimento do hiato retal, das estruturas da bexiga e da uretra, então não é normal perder xixi, existe tratamento para isso, precisa ser avaliada, geralmente o tratamento é feito com fisioterapia, uso de medicações e em alguns casos, um tratamento cirúrgico”, explicou.

As pessoas que quiserem participar de quadros com profissionais da saúde no programa ‘Araripina Urgente’ podem entrar em contato com Jornalista Roberto Gonçalves e deixar sua pergunta durante o programa ao vivo ficar atento na exibição do programa para pegar os contatos e enviar a pergunta. Ginecologista, Obstetra, Drª Beatriz Arraes atende na Clínica Ter Mais Saúde em Araripina. Ouça:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here