Início Notícias Congresso desiste de criar mais dois ministérios

Congresso desiste de criar mais dois ministérios

608

Congresso desiste de criar mais dois ministérios

Após acordo, Congresso desiste de recriar os ministérios das Cidades e da Integração Nacional
Jovem Pan / Foto: reprodução

O líder do governo no Congresso, senador Fernando Bezerra, confirmou à Jovem Pan que o Parlamento não vai mais votar a recriação dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional. A decisão foi tomada após um acordo entre o Congresso e o Palácio do Planalto.

A recriação das pastas foi incluída pelos parlamentares no texto da Medida Provisória que garantiu a reestruturação da Esplanada promovida pelo Presidente Jair Bolsonaro no início do mandato. Inicialmente, a ideia era dar ao governo um caminho para pacificar a relação com a base aliada, criando cargos que poderiam ser distribuídos a parlamentares que ainda esperam um aceno do Palácio do Planalto.

A medida, no entanto, passou a ser vista como o retorno da prática conhecida como ‘toma lá dá cá’, o que gerou resistência entre os parlamentares. Eles temiam ser responsabilizados pelo Planalto pela recriação dos ministérios que foram extintos por Bolsonaro. Além disso, o interesse em assumir cargos no governo vem diminuindo, e a avaliação é que não vale mais a pena assumir o desgaste.

Na avaliação de líderes partidários, o recuo vai facilitar a aprovação da MP, que deve ser votada pelo plenário da Câmara nesta quarta-feira. O governo acompanha a análise do texto com atenção já que, se ele não for aprovado pela Câmara e pelo Senado até 3 de junho, a Esplanada voltará a ser como era na gestão do ex-presidente Michel Temer, com 29 ministérios.

As outras mudanças feitas pelos parlamentares no texto da Medida Provisória estão mantidas. É o caso da retirada do COAF da alçada do ministério da Justiça e do retorno da responsabilidade sobre a demarcação de terrar indígenas para a FUNAI. Esses pontos serão analisados no Plenário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here