Boletim mais recente da Secretaria de Saúde de Pernambuco, divulgado nessa quinta-feira, 18, traz a confirmação de dois casos de varíola dos macacos no Sertão. Houve a confirmação de um em Bodocó e outro em Petrolina. Com isso, os diagnósticos da infecção subiram para 19 esta semana. As outras cidades com casos confirmados são Recife (12), Jaboatão dos Guararapes (3), Paulista (1) e Surubim (1).
Nesse novo boletim, o número de notificações da varíola em Pernambuco subiu de 157 para 240. Destes, 19 deram positivo, 14 foram descartados e os outros ainda estão em investigação. Todos os pacientes com confirmação da doença são homens e estão em isolamento domiciliar.
As equipes de vigilância conseguiram identificar vínculo epidemiológico entre os pacientes e pessoas que tiveram histórico de viagem e/ou que se deslocaram para fora do Estado, em locais com transmissão comunitária da infecção.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a varíola dos macacos como uma emergência global em saúde. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, calafrios, exaustão e gânglios inchados.