Encerrado o prazo de inscrições, o concurso público da Guarda Civil de Petrolina contabiliza 13.369 candidatos para 80 vagas. A grande maioria, 12.222, pagou a taxa de inscrição no valor de R$ 125 e o restante, 1.147, conseguiu o benefício da isenção.
Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), o concurso oferece 40 vagas para contratação imediata e outras 40 para a formação de cadastro reserva. As provas serão realizadas no dia 5 de maio.
Serão duas etapas. A primeira terá cinco fases: prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, apresentação de exames médicos e investigação social. Na segunda, os classificados participam do Curso de Formação Profissional.
Presidente da Comissão Especial do Concurso Público, Cícero Dirceu afirma que o número de inscritos coloca a Guarda Civil de Petrolina em evidência. “Nossa Guarda Civil já era destaque no Nordeste por ser a primeira a ter porte de arma e agora ganha projeção nacional, não só pelo número de inscritos, pelo menos três vezes maior do que no último concurso da instituição, como também porque esses inscritos são de várias regiões do Brasil”, ressalta.