Início Notícias “Computadores com IA entenderão as necessidades dos usuários”, diz fundador da Softagon

“Computadores com IA entenderão as necessidades dos usuários”, diz fundador da Softagon

314
Hermes Alves, criador do ‘araripina.com.br’ e fundador da Softagon Sistemas, e Ramon Dantas, fundador da TecLog Araripina (Tecnologia e Inovação) / Foto: arquivo Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado para o Blog

No programa Debate Geral, que foi ao ar na manhã do último sábado (27) pela Rádio Arari FM 90,3, o tema “O uso da inteligência artificial nos novos computadores” foi discutido em profundidade. O programa, ancorado pelo radialista e jornalista Roberto Gonçalves, contou com a participação de Hermes Alves, criador do ‘araripina.com.br’ e fundador da Softagon Sistemas, e Ramon Dantas, fundador da TecLog Araripina (Tecnologia e Inovação).

Sobre a revolução que um PC preparado para IA pode trazer para o cotidiano, Hermes Alves destacou como essas novas máquinas prometem transformar tarefas diárias com assistentes pessoais que entendem as necessidades dos usuários, softwares que organizam a vida digital e ferramentas que melhoram fotos e vídeos automaticamente. Ele também explicou como os softwares integrados com IA irão impactar o cotidiano. “Imagine um assistente que entende todos os seus dados, desde documentos até transações bancárias, e pode fornecer respostas precisas baseadas em suas necessidades. Por exemplo, ele pode calcular automaticamente quanto você gastou com pizza nos últimos 60 dias apenas analisando seus extratos bancários”, exemplificou Hermes.

Ramon Dantas explicou a evolução dos processadores, mencionando que os novos computadores estão sendo equipados com unidades dedicadas ao processamento de inteligência artificial, as famosas Large Language Models (LLMs). “Esses computadores já estão chegando ao mercado com processadores específicos para IA, o que vai mudar radicalmente a maneira como interagimos com nossos dispositivos”, afirmou Dantas.

Ramon ainda compartilhou um exemplo local de uso inadequado da IA, onde a voz do secretário de Cultura, Ramon Nunes, foi clonada e utilizada para disseminar informações falsas em grupos de WhatsApp. “A clonagem de voz com IA pode criar sérios problemas de reputação, mas existem maneiras de identificar e responsabilizar os culpados”, afirmou.

A discussão também abordou questões de segurança e privacidade. Hermes destacou a importância das empresas de segurança cibernética, citando o recente caso de uma empresa que recusou uma oferta de compra de 22 bilhões de dólares do Google. “Os desafios de proteger dados estão cada vez maiores, e as empresas de segurança vão se tornar ainda mais valiosas”, explicou.

A conversa também abordou o impacto da inteligência artificial na educação, com Hermes explicando como a Softagon Sistemas está desenvolvendo assistentes de IA para ajudar professores a registrar presenças e responder perguntas de forma automática. “Estamos concorrendo a um prêmio do Sebrae com essa inovação que foi desenvolvida aqui em Araripina”, disse Hermes, destacando o potencial da tecnologia para simplificar tarefas administrativas e melhorar a eficiência.

Para concluir, os convidados falaram sobre o futuro da tecnologia e a importância de desenvolver talentos locais. “Precisamos transformar Araripina e a região do Araripe em um polo de tecnologia, um porto digital que represente essa região”, afirmou Ramon. Hermes adicionou: “O desafio é fazer dar certo aqui em Araripina, porque é mais prazeroso e impactante construir algo grande na nossa própria cidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here