(Divulgação)
O secretário estadual de Saúde de Pernambuco, José Iran Costa Junior, disse que “o País vive uma epidemia de motos” e que isso tem gerado grandes despesas para o governo. Segundo ele, em Pernambuco, o número de acidentes relacionados a motocicletas aumentou bastante e essa problemática tem afetado a rede pública de saúde.
“O Brasil está definitivamente vivendo uma epidemia de acidentes de trânsito e o aumento dos atendimentos envolvendo motociclistas é a prova disso. Estamos trabalhando para aperfeiçoar os serviços de urgência no SUS, mas é inegável que esta epidemia está pressionando a rede pública”, afirmou o secretário, em entrevista exclusiva ao Blog.
José Iran informou que o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) realizou uma reunião no final de fevereiro e foram colocadas as principais prioridades para serem enfrentadas, inclusive um documento foi elaborado e entregue ao Ministério da Saúde.
De acordo com José Iran, Paulo Câmara vai reestimular o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, criado por Eduardo Campos. Ele disse, também, que o comitê será ampliado e que o mesmo será levado para os municípios do interior do Estado. “Vamos levar o comitê de prevenção para os municípios [do interior]. Não vamos focar em criar novos leitos [hospitalares], e sim em prevenir os acidentes”, finalizou o secretário. (foto/divulgação)