Início Notícias Comércio de Pernambuco acumula perdas de 6,8% no ano

Comércio de Pernambuco acumula perdas de 6,8% no ano

641
alt

alt

Dados do IBGE indicam que setor de fechar 2015 no vermelho. Varejistas pernambucanos amargam perdas acima da média nacional.

IBGE – Economia / Foto: Roberto Gonçalves

As vendas do comércio varejista de Pernambuco iniciaram o último trimestre do ano com queda de 10,2% em outubro em relação ao mesmo mês de 2014, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (16) pelo IBGE. Com o resultado, o setor acumula perdas de 6,8% no ano (janeiro e outubro) e de retração de 5,1% nos últimos 12 meses. Os resultados apontam para um ano negativo, uma vez que os dados de novembro e dezembro devem manter a tendência negativa para o setor.

No Estado, o segmento mais afetado pela retração do consumo decorrente do aperto econômico foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com queda de 35,5% em outubro. Esse mercado registrou ainda encolhimento de 29,8% nas vendas de janeiro a outubro e de 25% nos últimos 12 meses.

Depois dele, vem móveis e eletromésticos, cujos varejistas pernambucanos viram seus resultados diminuírem 23,4% em outubro. No ano, houve queda de 16,9% e de 13,5% nos últimos 12 meses. O terceiro pior desempenho foi no segmento de tecidos, vestuário e calçados: -17,4% em outubro, -11,9% no acumulado do ano e -8,5% nos últimos 12 meses.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here