A expectativa da Adagro é vacinar 531 mil animais. Espera-se que até 2021 Pernambuco seja considerado área livre de febre aftosa sem vacinação
Foto: divulgação
Começa nesta sexta-feira (1º), a segunda etapa da campanha de vacinação contra Febre aftosa. De acordo com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), nesta fase só devem ser imunizados os bovinos e bufalinos com até dois anos de idade – mas todo o rebanho da propriedade tem que ser declarado nos escritórios do órgão.
A expectativa da Adagro é vacinar 531 mil animais. O produtor deverá adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, devidamente cadastrada e manter a temperatura da vacina entre 2° e 8° C. Depois de imunizar, o produtor tem até 15 dias para declarar a vacinação nos escritórios da agência.
Espera-se que até 2021 Pernambuco seja considerada área livre de febre aftosa sem vacinação. A Adagro explica que o produtor que deixar de vacinar e declarar a vacinação estará sujeito ao pagamento de multas e impedido de circular com os animais.
Febre aftosa
É uma doença infecciosa que causa febre, seguida do aparecimento de aftas principalmente na boca e nos pés dos animais. A vacinação é uma das principais estratégias para erradicar a doença.