A ONG Liberdade Pernambuco lançou o site Ranking de Prefeitos de Pernambuco, que elenca as gestões municipais no estado. A iniciativa do ranking é para unir em um só lugar os dados públicos sobre eficiência em diversos setores da administração. No site, existem rankings — de “melhores” e “piores” — divididos pelos pelas áreas de Finanças, Transparência, Empregos, Saúde, Educação e Segurança. Além dos rankings, existe uma sessão chamada “investigações”, onde são apontados os gestores investigados por supostas irregularidades.
De acordo com a ONG, os números são colhidos de bancos de dados públicos, do Ministério Público, Tribunal de Contas, Polícia Federal, Polícia Civil, SUS e Ministério da Educação. Segundo a ONG, outra meta é trazer “mais objetividade” ao debate político, sem prerrogativas ideológicas.
No topo e bem avaliado está o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PSL), que aparece entre os 15 prefeitos mais transparentes de Pernambuco. Na região do Araripe, Pimentel aparece em 2º, ficando atrás apenas do prefeito de Granito. Na colocação geral, dentre os 185 prefeitos, Pimentel aparece em 40º lugar.
“O nosso trabalho tem gerado resultado. O povo de Araripina sabe o quanto a nossa gestão é honesta e transparente. Em abril deste ano, um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) avaliou as 185 prefeituras do Estado e Araripina ficou entre as com mais transparência. Subimos da posição 95 para o 12º lugar, à frente de todos os demais municípios da região do Araripe, consolidando-se como uma das principais cidades do Estado no que diz respeito à transparência pública. No início deste mês, tivemos as nossas contas de governo aprovadas pelo TCE; agora a gente aparece entre as 15 prefeituras do Estado neste levantamento. Isso só reforça a seriedade com que tratamos o dinheiro público”, disse o prefeito Raimundo Pimentel.