Início Notícias Com Serra, Itamaraty muda tom e ‘rejeita enfaticamente’ críticas de bolivarianos

Com Serra, Itamaraty muda tom e ‘rejeita enfaticamente’ críticas de bolivarianos

644
alt

altApós afastamento de Dilma, comunicados marcam mudança radical no estilo do Ministério das Relações Exteriores, que normalmente emite textos protocolares.

Folha de São Paulo

Pouco mais de 24 horas após a troca na chefia dos ministérios, o Itamaraty divulgou uma nota, na noite desta sexta-feira (13), em que rejeita “enfaticamente” a manifestação dos países que questionaram a legalidade do afastamento da presidente Dilma Rousseff.

“O Ministério das Relações Exteriores rejeita enfaticamente as manifestações dos governos da Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua, assim como da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), que se permitem opinar e propagar falsidades sobre o processo político interno no Brasil”, afirma a nota. “Esse processo se desenvolve em quadro de absoluto respeito às instituições democráticas e à Constituição federal.”

Em uma segunda nota, a pasta fez críticas às manifestações da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), que, afirma, “transmitem a interpretação absurda de que as liberdades democráticas (…) se encontrariam em perigo”.

O tom dos comunicados marca uma mudança radical no estilo do Ministério das Relações Exteriores, que normalmente emite textos protocolares.

Nesta quinta (12), o senador José Serra foi empossado ministro das Relações Exteriores pelo presidente interino, Michel Temer. Serra substituiu Mauro Vieira, diplomata de carreira. 

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here