A 3ª Superintendência Regional da Codevasf com sede administrativa em Petrolina, tem sido instrumento essencial para o desenvolvimento dos municípios do Vale do São Francisco. Como se trata de uma estatal vinculada à estrutura do Governo Federal, passa a ser a chamada ‘galinha dos ovos de ouro’ para muitos políticos de Pernambuco.
A cada mudança de governo torna-se comum a disputa entre aliados pelo controle da estatal, muitos políticos tem encontrado na Codevasf suporte para garantir bons resultados nas eleições. O politico que está no controle da Codevasf tem facilidade de conseguir apoio de prefeitos, assim chegar na disputa com certeza de muitos votos.
A 3ª SR/Codevasf em Petrolina passou muitos anos sob o controle político de Osvaldo Coelho, foi nesse tempo onde o órgão fez valer sua verdadeira função de promover o desenvolvimento do Vale. Barragens e açudes foram construídos, projetos de irrigação ganharam suporte técnico e muitas vagas de emprego foram criadas por toda região.
Nos últimos anos a Codevasf tem sido o meio legal para distribuição de emendas de deputados e senadores, esse novo modelo de atuação da estatal garantiu êxitos para muitos políticos. Tanto que Miguel Coelho tornou-se bem conhecido em todo Estado de Pernambuco, sendo um potencial candidato a governador nas eleições do ano passado.
A eleição de Miguel despertou a cobiça de muitos políticos da capital pernambucana, principalmente dos que tem planos de chegar em 2026 com condições reais de entrar na disputa. PSB do prefeito João Campos e Republicanos do deputado federal Silvio Costa Filho, entraram num acordo e ficaram com o comando da Codevasf em Petrolina.
Ninguém tem dúvidas que os dois líderes políticos da capital do Estado de Pernambuco, já estão de olho nas eleições de 2026 e pretendem fortalecer laços por meio das ações da Codevasf pelo interior. O modelo de gestão compartilhada da Codevasf vem sendo aguardada por muitos, principalmente com ações e práticas gerando desenvolvimento. (Blog do Didi Galvão)