IPA aguarda precipitação suficiente para aração de terra e plantio.
Por Roberto Gonçalves
A precipitação que ocorreu esta semana em cidades do Sertão pernambucano ainda não foi suficiente para que as sementes distribuídas pelo Governo do Estado e o programa de aração de propriedades, Terra Pronta, fosse destinada aos agricultores da região. A afirmativa é do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em Araripina que atua na região.
Segundo a gerente Marlene Rezende, o Programa Terra Pronta e a Distribuição de Sementes ainda não foram iniciados em qualquer município do estado. É preciso aguardar, inclusive, o lançamento pela Secretaria de Agricultura de pernambuco, ainda sem previsão para ocorrer.
Marlene concluiu, que é sensato esperar o início efetivo das chuvas para arar a terra, e entregar as sementes aos agricultores familiares beneficiados pelo programa.
O IPA acompanha as previsões do tempo de institutos meteorológicos, em que é possível monitorar as localidades. A unidade regional atende aos municípios do Araripe,e a distribuição só se dará no momento propício, assegurando uma boa germinação e, conseqüentemente, uma maior produtividade das culturas plantadas.