Esse ano não faltou chuva, as plantas estão bonitas e prometem uma boa safra.
Por Roberto Gonçalves / Rádio Arari
Os primeiros meses do ano têm sido bons para os agricultores da região do Araripe no Sertão Pernambucano . Com chuva constante, já tem gente colhendo os primeiros grãos. Os agricultores estão rindo a toa. Esse ano não faltou chuva, as plantas estão bonitas e prometem uma boa safra.
Em Araripina, de janeiro até agora, choveu mais de 300 milímetros, quase o dobro do acumulado em igual período do ano passado, o que favorece o bom desenvolvimento de várias culturas como o milho, a mandioca e o feijão. Para o Secretário de Desenvolvimento Agrário de Araripina Breno Ramos, esse ano 80% da cultura da mandioca será recuperada.
“Passamos por três anos consecutivos de seca, onde a cultura da mandioca quase foi dizimada, mas a gente deve recuperar 80% da nossa cultura da mandioca na região por causa dessas chuvas”.
Muitos agricultores iniciaram os plantios em março e já é comum encontrar produtores colhendo o feijão, que é uma cultura mais rápida. Na noite deste domingo (03), voltou a chover em Araripina, choveu 15 milímetros o que garante a umidade da terra e o restante da colheita.