Início Notícias China registra 60 mil mortes por covid-19 em um mês

China registra 60 mil mortes por covid-19 em um mês

280
Foto: reprodução

A China divulgou, neste sábado (14), que quase 60 mil pessoas morreram por conta da Covid-19 em hospitais desde que o país abandonou sua política de Covid zero no mês passado, um grande aumento em relação aos números relatados anteriormente.

A informação foi divulgada após críticas internacionais aos dados sobre coronavírus do país.

No início de dezembro, após protestos generalizados no final de novembro, Pequim abandonou o rigoroso regime Covid zero após três anos de testes frequentes, restrições de viagens e bloqueios em massa. Os casos aumentaram desde então em todo o país de 1,4 bilhão de pessoas.

Um oficial de saúde disse, neste sábado, que as hospitalizações de emergência pela Covid já atingiram o pico e o número de pacientes hospitalizados seguia diminuindo.

Entre 8 de dezembro e 12 de janeiro, o número de mortes relacionadas à Covid-19 em hospitais chineses totalizou 59.938, disse Jiao Yahui, chefe do Escritório de Administração Médica da Comissão Nacional de Saúde, em uma coletiva de imprensa.

Dessas mortes, 5.503 foram causadas por insuficiência respiratória devido à Covid e o restante resultou de uma combinação de Covid-19 e outras doenças, disse ela.

A China havia registrado pouco mais de 5.000 mortes desde o início da pandemia, uma das taxas de mortalidade mais baixas do mundo.

As autoridades relataram menos de cinco mortes por dia no mês passado – números inconsistentes com as longas filas vistas em funerárias e com a quantidade de sacos de cadáveres saindo de hospitais lotados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse esta semana que a China estava subnotificando as mortes por Covid-19, mesmo que o país esteja divulgando mais informações sobre o surto.

A China, que divulgou os números diários de mortes por Covid pela última vez na segunda-feira, defendeu repetidamente a veracidade de seus dados.

Neste sábado, Jiao disse que a China divide as mortes relacionadas à Covid-19 entre as causadas por insuficiência respiratória devido à infecção e as causadas pela combinação de outras doenças com a infecção por coronavírus.

“O padrão está basicamente alinhado com os adotados pela Organização Mundial da Saúde e outros grandes países”, disse ela.

No mês passado, em uma coletiva de imprensa, o governo disse que apenas mortes causadas por pneumonia e insuficiência respiratória após contrair Covid seriam classificadas como mortes por Covid-19. Ataques cardíacos ou doenças cardiovasculares que causam a morte de pessoas infectadas não receberiam essa classificação. (Fonte: CNN)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here