Por Francisco Monteiro
Com a chegada das chuvas a feira do gado de Ouricuri tem registrado um grande aumento na oferta de animais para compra e venda. A feira já é conhecida como uma das maiores do interior do estado e comercializa em média toda semana entre 400 e 450 cabeças de gado. O evento que acontece tradicionalmente às quintas-feiras, agora abre os portões às 13h das quartas-feiras onde já começa a chegar os animais para serem comercializados.
Segundo Basto do Curral, organizador da feira, a oferta de animais está boa, porém tá faltando compradores. “Só quando chove no Agreste é que os compradores daquela região vem a Ouricuri comprar a maioria do gado da nossa feira.” Disse o organizador.
O criador de gado Chico Monteiro que mora no Vidéo, zona rural de Ouricuri, participou da feira em 27 de Fevereiro e afirma ter encontrado uma grande oferta de animais. “Hoje vendi uns touros e comprei uns garrotes para colocar no pasto, tem muito gado pra vender aqui, se continuar as chuvas a feira vai ficar ainda melhor”, comentou o comerciante.
Nas proximidades da feira do gado também funciona a feira dos caprinos e ovinos, na verdade uma mistura também de porcos, galinhas entre outros animais. Nessa área é o popular Chaguinha que cuida. Ele afirma que a chegada da chuva trouxe mais animais também para a feira dos bodes. “Chovendo tudo melhora, muita gente quer comprar para colocar na roça, principalmente animal para a engorda teve aumento por aqui” disse o feirante.