“As nuvens estão travando um duelo com a lua; não querem deixar que ela apareça. Já sei…
Só pode ser ciúme”, escreveu a leitora do blog do Roberto, Nilsa Ramos de Moura.
Por Roberto Gonçalves / Foto: Nilsa Ramos de Moura – reprodução facebook
O ‘show’ da Superlua não foi aquele esperado pelos araripinenses, na noite desta segunda-feira (14). Desde o início da tarde o céu já estava encoberto com nuvens escuras, causando inclusive chuviscos, algo que não acontecia a vários meses na cidade, diminuindo um pouco o calor mas prejudicando parcialmente a visibilidade do ‘fenômeno’.
Ainda assim, deu para se encantar em alguns momentos com o ‘espetáculo’, como escreveu em uma rede social, a leitora do nosso blog, Nilsa Ramos de Moura.
“As nuvens estão travando um duelo com a lua; não querem deixar que ela apareça. Já sei…
Só pode ser ciúme, pq sabem que ela vem maior e mais brilhante. Essa ala feminina é um caso de estudo. Somente agora 22:57, já lá nas alturas consegui fotografa-la. Affff”, desabafou a internauta em seu facebook.
Desde 1948, não havia uma Superlua como a de ontem. Isso acontece quando o perigeu da lua (ponto da órbita mais próximo da Terra) coincide com a lua cheia.
A distância do perigeu desta segunda-feira foi de 356.511 km. A próxima ocasião em que a lua cheia estará tão próxima será em 25 de novembro de 2034. Mas os especialistas já avisam que a Superlua do século acontecerá somente em 2052, quando essa distância será de 356.424 km.