Energia recuperada por meio de ações de inspeção, fiscalização e regularização é suficiente para abastecer toda a cidade de Olinda pelo período de 40 dias
Ações de prevenção e combate a desvios de energia realizadas pela Celpe levaram à recuperação de cerca de 48,6 milhões de quilowatts-hora (kWh), entre janeiro e março de 2021. O montante de energia é suficiente para abastecer a cidade de Olinda por 40 dias. Para alcançar esses resultados, foram realizadas ações como inspeções e regularização de clientes, com o uso de soluções inovadoras, como analytics e sensores inteligentes.
“A tecnologia nos permite agir de forma estratégica e assertiva, combatendo desvios com mais eficiência, seja com foco em consumidores residenciais e empresariais ou na iluminação pública. Além de permitirem a recuperação de energia, essas ações permitem que as pessoas tenham acesso aos serviços de forma regular e segura”, afirma o diretor de Serviços ao Cliente da Neoenergia, Luiz Flávio Sá.
No primeiro trimestre, foram realizadas mais de 25 mil inspeções, recuperando mais de 26 milhões de kWh, na área de concessão da Celpe. Além das inspeções, a empresa substituiu 43.119 medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, uma das estratégias para prevenir desvios de energia.
Uma das iniciativas de modernização que contribuem no combate aos desvios é a blindagem de redes, em que as concessionárias do grupo promovem a implantação de novos padrões de rede e a substituição de equipamentos, como cabos e medidores. Uma das principais mudanças é a troca dos medidores, que deixam de ser instalados na fachada ou dentro dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras, permitindo a telemedição. Com isso, os equipamentos podem ser acompanhados remotamente para executar serviços e identificar interferências na medição.
Outra ação realizada pela Celpe é a regularização de clientes clandestinos, ou seja, a instalação de medidores de energia para consumidores que ainda não têm o equipamento e, portanto, estão irregulares. A solicitação pode ser feita às concessionárias e a ligação é realizada de forma gratuita. Nos três primeiros meses do ano, a Celpe regularizou mais de 10 mil clientes, o que resultou em mais de 600 mil kWh de energia agregada.
Iluminação pública
Entre as principais ações de combate a desvios de energia, está o levantamento e a fiscalização de parques de iluminação pública. Entre janeiro e março de 2021, foram realizadas iniciativas em mais de 22 mil pontos das áreas de concessão, totalizando uma energia recuperada de 21 milhões de kWh. Nesse trabalho, a Celpe utiliza uma tecnologia robusta capaz de executar data analytics, ou seja, a análise dos dados com inteligência. Os sistemas conseguem verificar se o número de postes e a localização deles equivale aos dados que estão catalogados na empresa.
Parceria
A Celpe conseguiu recuperar ainda 1,1 milhão de kWh em seis ações com apoio policial. A tecnologia também uma aliada para definir as localidades onde serão realizadas essas operações. A companhia possui sensores inteligentes instalados em locais estratégicos, considerando estudos de alta complexidade, que permitem acompanhar o balanço energético da rede. Os equipamentos possibilitam a identificação de perdas, para subsidiar o trabalho.
Denúncia
Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Celpe reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou direto nos sites das distribuidoras, na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade.
Central de Relacionamento para denúncia anônima:
Celpe: 116
Canais de atendimento digitais (Site e WhatsApp):
Celpe www.celpe.com.br | (81) 3217-6990
Sobre a Celpe
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).