Início Notícias Casa dos Ventos finaliza edital de tecnologias socioambientais com mais de 150...

Casa dos Ventos finaliza edital de tecnologias socioambientais com mais de 150 projetos inscritos

413
Foto: reprodução

A Casa dos Ventos, líder em energias renováveis e protagonista da transição energética brasileira, aprovou 24 projetos para receberem financiamento por meio do seu Edital de Tecnologias Socioambientais. Durante o processo, a empresa recebeu mais de 150 propostas evidenciando o engajamento significativo de organizações em todo o país. Os estados que mais se destacaram em número de projetos foram: Rio Grande do Norte (81), Bahia (26) e Paraíba (32), sinalizando o alcance amplo do edital e o interesse expressivo.

As propostas aprovadas abordam uma variedade de temas, desde a promoção do desenvolvimento territorial até a proteção da biodiversidade e a valorização de direitos humanos e inclusão. As organizações selecionadas serão beneficiadas com um montante de até R$50.000,00 para a execução de seus projetos nos próximos seis meses. Entre os critérios de avaliação dos projetos estão aspectos como: adequação ao contexto e público beneficiado, potencial de impacto, capacidade do proponente e relevância do projeto à estratégia da Casa dos Ventos.

“Criamos o edital como uma ferramenta para desenvolvimento e fortalecimento das organizações que possuem projetos focados nas áreas socioambiental e que agora terão clareza de todo o processo desde como inscrever uma proposta, quais os parâmetros analisados, os valores que serão aportados, até o cronograma previsto”, explica José Borges, gerente de ESG da Casa dos Ventos. “Este instrumento foi estruturado como forma de apoiar projetos junto às comunidades onde a Casa dos Ventos atua e visa contribuir com organizações e pessoas na captação de recursos para a promoção do desenvolvimento territorial”, acrescenta o executivo.

O edital foi direcionado para organizações governamentais (prefeituras ou secretarias a elas vinculadas), Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de direito privado e sem fins lucrativos, Organizações Não Governamentais (ONGs) e associações e ficou aberto no período de 01/10/2023 a 30/11/2023. O documento foi divulgado na plataforma Prosas durante todo o período com ampla divulgação, foi realizado ainda de forma presencial e virtual oficinas de elaboração de projetos socioambientais, como auxílio aos proponentes. As divulgações ainda ocorreram com reuniões com o poder público e comunidades e abrangeu o país todo, com ênfase nos territórios onde a Casa dos Ventos está presente.

 Sobre a Casa dos Ventos

A Casa dos Ventos é uma empresa brasileira de energia que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Responsável pela maior campanha de medição de ventos já empreendida no mundo, a empresa desenvolveu um em cada quatro dos projetos eólicos em operação no Brasil. Para avançar em sua posição de player estratégico no setor, a Casa dos Ventos conta com o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 30 GW de capacidade. A companhia também é líder em oferecer soluções customizadas para apoiar a transição energética de grandes consumidores.

Recentemente, a Casa dos Ventos anunciou uma joint venture com a TotalEnergies para desenvolver, construir e operar em conjunto o portfólio renovável no Brasil, incluindo projetos de hidrogênio e amônia verde. A Casa dos Ventos é signatária do Pacto Global da ONU e trabalha de forma alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as melhores práticas de ESG, preservando os biomas locais, desenvolvendo projetos sociais nas comunidades em que está presente e contribuindo para uma economia de baixo carbono.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here