“Devido ao índice de infestação estar elevado, tivemos que solicitar o Carro Fumacê”, explicou a secretária Glória Beatriz.
Por Roberto Gonçalves com fotos
A Secretaria Municipal de Saúde de Araripina por meio da Vigilância Sanitária, prossegue no seu trabalho de combate e prevenção contra a Dengue, Zika e Chikungunya . Há cerca de duas semanas teve início o trabalho do Carro Fumacê, que segundo a secretária Glória Beatriz, a meta é percorrer 100% dos bairros da cidade e distritos da zona rural.
“Devido ao índice de infestação estar elevado, tivemos que solicitar o Carro Fumacê por parte do estado, principalmente para combater o mosquito já na fase adulta. O Carro já percorreu alguns bairros da cidade, e a meta é atender 100% desses bairros. Os horários de passagem do carro fumacê são de 5:30h e 17:30h”, explica.
A secretária solicita mais atenção da população para os cuidados com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, pois a maioria dos focos foram encontrados dentro das residências. “Não temos uma recomendação específica, mas aquelas residências mais fechadas recomendamos que abram as janelas para que a pulverização do Fumacê seja eficiente”, orienta.
O trabalho de visita às residências continua sendo realizado pelos agentes de endemias, seja através de inspeção, tratamento de depósitos ou trabalho educativo e de orientação.