A Caixa Econômica Federal deverá diminuir, ainda este mês, o valor financiável da casa própria. As novas regras valem tanto para o Sistema de Amortização Constante (SAC) como pela tabela Price, e estão previstas para entrar em vigor a partir de 21 de outubro.
Conforme comunicado enviado a agentes imobiliários, a mudança afetará as modalidades TR, poupança, IPCA e taxa fixa, abrangendo residências, novas e usadas, imóveis comerciais, além de empréstimos para construção individual e compra de lotes urbanizados.
No caso da tabela SAC, onde as prestações são maiores no início e menores no final, o percentual máximo de financiamento vai diminuir de 80% para 70%. Já pela tabela Price, que oferece parcelas fixas, o percentual cairá de 70% para 50%.
Segundo informações do Infomoney, a nova regra também impede que o comprador tenha outro financiamento ativo com a Caixa, e o valor máximo do imóvel financiado será de até R$ 1,5 milhão. Imóveis adjudicados e empreendimentos vinculados à Caixa não serão afetados.