Início Notícias Caged: Confira os números da geração de emprego no Sertão do Araripe...

Caged: Confira os números da geração de emprego no Sertão do Araripe no primeiro semestre de 2024

217
Foto: arquivo Blog do Roberto

As informações foram repassadas pelo coordenador do Senai Araripina, Josemberg Laurentino

Por Cidinha Medrado para o blog

No programa desta sexta-feira, 2 de agosto, o jornalista Roberto Gonçalves trouxe informações sobre os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o mês de junho na região do Araripe. O programa Araripina Urgente, na Arari FM, é destaque pela prestação de serviço e informação. A entrevista do dia, foi com o coordenador do Senai Araripina, Josemberg Laurentino, que, mesmo estando na capital pernambucana, detalhou os números de empregos na região.

Josemberg revelou que, no primeiro semestre de 2024, Araripina teve um saldo positivo de 188 empregos formais, com 1.510 admissões e 1.322 demissões. Apesar do saldo positivo, houve uma queda em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 2.358 admissões e 1.245 demissões, resultando em um saldo de 1.113 empregos.

A análise dos setores econômicos mostrou que os setores de serviços e construção foram os principais responsáveis pelo saldo positivo, enquanto agropecuária e comércio tiveram saldos negativos, e o setor industrial ficou estável. Do total de empregos gerados, 100 foram ocupados por homens e 88 por mulheres.

Para o segundo semestre de 2024, Josemberg destacou a necessidade de cautela devido ao desempenho negativo do comércio e à estagnação de setores como a indústria. No entanto, ele acredita que os setores de serviços e construção podem oferecer um alento ao mercado de trabalho, dependendo de fatores econômicos nacionais e regionais.

No mês de junho, os números do Caged para o Sertão do Araripe foram detalhados cidade por cidade: Araripina: 242 admissões e 118 demissões (saldo positivo de 24). Bodocó: 18 admissões e 11 demissões (saldo positivo de 7). Exu: 16 admissões e 16 demissões (saldo zero). Ipubi: 20 admissões, 19 desligamentos (saldo positivo de 1). Santa Cruz: 5 admissões, nenhum desligamento (salto positivo de 5). Santa Filomena: 2 admissões, 4 desligamentos (saldo negativo de 2). Moreilândia: 3 admissões, 1 desligamentos (saldo positivo de 2). Granito: nenhuma admissão e 1 demissão (saldo negativo de 1). Trindade: 81 admissões e 49 demissões (saldo positivo de 32). Ouricuri: 126 admissões e 75 demissões (saldo positivo de 51).

Ouricuri foi destaque com o maior saldo positivo (51), seguido por Trindade (32) e Araripina (24). Josemberg destacou a reação de Ouricuri, principalmente no setor de construção civil.

Além dos dados do Caged, Josemberg Laurentino anunciou novidades do Senai para a região. Ele mencionou a abertura do curso técnico de logística, uma resposta à demanda das novas grandes empresas na área de comércio e logística. Também estão disponíveis vagas nos cursos de eletromecânica e eletrotécnica. Os interessados devem entrar em contato com o Senai Araripina.

Josemberg finalizou anunciando novos cursos na área automotiva, ressaltando a importância da capacitação para se destacar no mercado de trabalho. Ele garantiu que o Senai está comprometido em oferecer oportunidades de formação para a comunidade do Araripe, visando o desenvolvimento regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here