Início Notícias Brasília: Desfile de 7 de Setembro é marcado por ausências e presenças...

Brasília: Desfile de 7 de Setembro é marcado por ausências e presenças marcantes na tribuna de autoridades

151
Foto: Wilton Junior/Estadão

Por Estadão

O desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, realizado na manhã deste sábado, foi marcado por ausências e presenças marcantes na tribuna de autoridades. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar da solenidade. A primeira-dama Rosângela da Silva, a “Janja”, e o presidente da CâmaraArthur Lira (PP-AL) não compareceram.

Janja não acompanhou o presidente porque está em viagem ao CatarNa segunda-feira, 9, ela vai participar da 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques, a convite da xeica do Catar, Mozha bin Nasser al-Missned.

O convite de Lula a Moraes é um contraponto a manifestação pró-impeachment que será realizado na tarde deste sábado na Avenida Paulista. O presidente quer simbolizar um gesto de solidariedade a Moraes, que vai ser alvo de ataques de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Outros cinco ministros do STF participaram da solenidade: Cristiano ZaninEdson Fachin, Dias ToffoliGilmar Mendes Luís Roberto Barroso. De praxe, apenas Barroso ocuparia a tribuna, mas Lula convidou todos os magistrados para dar brecha à presença de Moraes.

Outros cinco ministros não atenderam ao convite de Lula: André MendonçaCármen LúciaFlávio Dino, Luiz Fux e Kassio Nunes Marques.

Seguindo a tradição, a solenidade contou com a participação dos três chefes das Forças Armadas. São eles, Marcelo Kanitz Damasceno (Aeronáutica), Marcos Sampaio Olsen (Marinha) e Tomás Paiva (Exército).

Dos 38 ministros do governo Lula, 32 estavam presentes na tribuna de autoridades. Os ausentes foram Anielle Franco (Igualdade Racial), Carlos Fávaro (Agricultura), Celso Sabino (Portos e Aeroportos), Fernando Haddad (Fazenda), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Sônia Guajajara (Povos Indígenas)

A ausência de Anielle foi a mais marcante entre os ministros. Nesta quinta-feira, o ex-ministro dos Direitos HumanosSilvio Almeida, foi demitido por Lula por supostos assédios sexuais no governo federal. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial.

O presidente do SenadoRodrigo Pacheco (PSD-MG), ficou ao lado de Lula durante o desfile. Arthur Lira foi uma das autoridades convidadas, mas decidiu ficar em Alagoas para cumprir agendas relacionadas às eleições municipais de outubro.

Também compareceram os governadores Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Eduardo Leite (PSDB-RS). Ibaneis foi cobrado pela plateia por causa de operação recente que impediu eventos culturais em um espaço aberto da cidade.

A presença de Leite se deveu ao fato de que parte do desfile foi em homenagem ao atendimento às enchentes no Rio Grande do Sul. O governador vestiu, em vez de gravata, um lenço rosa, vermelho e branco no pescoço. O lenço no pescoço é típico da cultura gaúcha.

Também estavam presentes o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que é ex-ministro da Defesa, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan. Outros participantes foram os cônjuges das autoridades. Por exemplo: a mulher de Geraldo AlckminLu Alckmin; a mulher de José Múcio Monteiro, Vera Brennand; e o marido de Eduardo Leite, Thalis Bolzan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here