Assessoria
Os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem estar inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O cadastramento pode ser feito até dezembro deste ano nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou na Secretaria de Desenvolvimento Social de Araripina, caso contrário terão o benefício suspenso em janeiro do próximo ano na Previdência Social.
Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar. Basta apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário.
O gestor municipal do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, Marcos Siqueira, informa que a Prefeitura de Araripina estará realizando até o final do ano mutirões nos distritos, das 8h às 15h, para atendimento ao público que precisa fazer a inscrição. Segue abaixo o cronograma completo:
16/10/2018 – Nascente – na Praça da Matriz;
22/10/2018 – Morais – no CRAS;
25/10/2018 – Vila Serrânia – na creche Mãe Corina;
30/10/2018 – Bom Jardim do Araripe (Rancharia) – no centro de convivência;
05/11/2018 – Gergelim – no centro de convivência;
14/11/2018 – Lagoa do Barro – no centro de convivência.
Em Araripina, mais de 900 pessoas devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social ou aguardar o mutirão no seu distrito para realizar a inscrição. Clique aqui e veja se o seu nome consta nessa lista.
O Cadastro Único – porta de entrada para mais de 20 programas sociais – é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.