Se no sertão mais rico do País está assim, imagine a situação nos sertões mais pobres.
Por Carlos Britto – Blog do C Britto
Após os constantes atrasos no repasse de verbas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), agricultores dos perímetros irrigados da região denunciam a grave situação que estão enfrentando, em virtude da falta de repasse às empresas prestadoras de serviços e fornecedores.
Segundo informações, a falta de pagamento, que já dura meses, compromete inclusive o fornecimento de energia dos perímetros, que já chegou a ser interrompido por diversas vezes e está em vias de novo corte.
Os colonos dizem que a situação é tão comprometedora que, em alguns perímetros sob a responsabilidade da Codevasf, as dificuldades são tamanhas a ponto de a sobrevivência dos que dependem da agricultura familiar estar seriamente ameaçada.
Já se fala nos bastidores que a falta de cumprimento das obrigações contratuais por parte da Codevasf, que já compromete o funcionamento de alguns perímetros irrigados na Bahia e Pernambuco, pode trazer graves consequências para a agricultura na região e o colapso completo dos perímetros.