Início Notícias Até o PT reclama de Mamãe Dilma

Até o PT reclama de Mamãe Dilma

573
alt

alt

Líder do PT no senado Humberto Costa critica relação de Dilma com o Congresso e deve deixar a liderança do partido.

Por Claudio Humberto / Jornal do Commercio

A presidente Dilma Rousseff decidiu levar pessoalmente, nesta terça-feira, 2, sua mensagem ao Congresso Nacional na abertura do ano legislativo de 2016. Antes da cerimônia, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), defendeu posicionamentos que a presidente faria no discurso minutos mais tarde, mas não poupou críticas à relação de Dilma com o Congresso. Depois de três anos na liderança do partido, Costa deve deixar o cargo em breve.

O senador afirmou que a vinda da presidente ao Congresso para a cerimônia de abertura no ano legislativo foi um “gesto positivo”, mas que a questão não se resolve “apenas com gestos e palavras, é preciso que haja ações concretas”.

O senador petista cobrou maior articulação entre governo e Congresso e criticou vetos da presidente. “Em 2015, tivemos votações de MP construídas em acordos políticos no Congresso sendo vetadas lá no Palácio. É um tipo de coisa que temos que aperfeiçoar”, cobrou. Segundo o líder, a articulação melhorou com a presença dos ministros Jacques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), mas este é um processo “permanente” que precisa ser aperfeiçoado “o tempo inteiro”.

Humberto disse que os problemas na relação entre a presidente e o Congresso estão “mais naquela sintonia fina do que em questões gerais”. Ao listar as dificuldades, ele citou exemplos que demonstram a falta de diálogo. “Coisas pequenas, votações de projetos de lei, decisões que são tomadas de vetar certas propostas que não deveriam acontecer, algumas conversas que precisavam ser feitas e não são.” Ele defendeu, entretanto, que a sintonia com o PMDB tem melhorado e que, no Senado, é plena.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here