Início Notícias Ataque terrorista a casa de show em Moscou mata 90; Estado Islâmico...

Ataque terrorista a casa de show em Moscou mata 90; Estado Islâmico reivindica autoria

94
Imagem retirada das redes sociais mostra incêndio em casa de show localizada em Moscou, Rússia, nesta sexta-feira, 22 Foto: Maxim Shemetov / REUTERS

Por Estadão

Homens armados de fuzis e com roupas camufladas invadiram o Crocus City Hall, uma casa de shows nos arredores de Moscou, e atiraram contra a multidão nesta sexta-feira, 22. O Comitê Investigativo da Rússia informou que o número de mortos passa de 90, incluindo três crianças, e pode aumentar, informou a rede local RT. Outras 145 pessoas ficaram feridas, das quais 115 foram hospitalizadas.

O ISIS-K, filial do Estado Islâmico no Paquistão, reivindicou a autoria do ataque e alegou que os terroristas conseguiram fugir da polícia russa. Os EUA também responsabilizaram o grupo terrorista. No começo do mês, a embaixada americana em Moscou havia alertado para o risco de ataques em grandes eventos.

Dados preliminares da investigação, publicados pela agência russa Interfax, afirma que “as causas da morte foram ferimentos a bala e envenenamento por produtos de combustão”. “Também foi apurado que os terroristas utilizaram um líquido inflamável para incendiar as instalações da sala de concertos, onde havia espectadores, incluindo feridos”, afirma o relatório.

O presidente russo Vladimir Putin ainda não se pronunciou diretamente sobre o atendado. Mas desejou boa recuperação aos feridos por meio da vice-primeira-ministra, Tatiana Golikova, segundo a agência Tass. “Informamos ao presidente sobre o estado de saúde dos pacientes. O presidente desejou recuperação a todos e expressou gratidão aos médicos”, disse a repórteres.

No início da manhã de sábado, o Kremlin anunciou a prisão de 11 pessoas, incluindo quatro terroristas que participaram diretamente do ataque. Alexander Bortnikov, chefe do FSB, o serviço de segurança, “informou Putin sobre a prisão de 11 pessoas”, disse a presidência às agências de notícias russas.

Após o ataque a tiros, os terroristas detonaram explosivos que causaram um incêndio. O ataque ocorreu antes do início de um show de uma banda de rock chamada Piknik. Segundo informações preliminares, os músicos estavam no camarim quando o ataque começou. “Os atiradores abriram fogo na entrada do prédio de forma planejada durante um show com armas automáticas, e então um incêndio começou no prédio”, disseram os serviços de emergência.

Nas redes sociais, vídeos não verificados de forma independente mostram três homens armados com fuzis disparando à queima-roupa contra corpos espalhados pelo saguão do local. Outras imagens, também não verificadas, exibem várias pessoas deitadas imóveis em poças de sangue do lado de fora do salão.

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, classificou o ataque de terrorista.

O prefeito de Moscou, Sergei Sobianin, afirmou que o ataque é uma grande tragédia e cancelou todos os eventos esportivos, culturais e outros eventos de massa em Moscou neste fim de semana. Pelo menos 50 ambulâncias foram enviadas para o local do ataque e a polícia russa isolou a área, informaram as agências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here