O Sr. Francisco Arraes, mais conhecido como Chiquinho, aposentado de 82 anos, natural de Araripina/PE e pai de 10 filhos, conhecidos como “Os Dorgis”, atualmente morando em Recife, teve a proeza de saltar de paraquedas pela primeira vez. Tudo começou com a vontade de saltar revelada pelo seu filho Dorginan Arraes, num bate papo informal. Indagado, Seu Chiquinho não demorou e disparou que era um dos seus sonhos. Isso há 6 meses.
Daí, após exames e consultas formais, informais, apoio dos filhos e orientações da empresa, não foi encontrada nenhuma restrição para o salto, como conta Dorginan:
“busquei informações com amigos médicos e colegas que já saltaram. Mas o enrolei uns 6 meses, sem sucesso. Papai não esqueceu e sempre voltava ao assunto dizendo que eu estava com medo e perguntou se eu queria uma fralda…kkkk”. Na ocasião, saltaram: Sr. Francisco, Dorgieldo e Dorginan. Dogicleide os acompanhou, mas ficou em terra firme.
O salto aconteceu a mais de 13mil pés (por volta de 4000 metros de altura) no aeródromo Coroa do Avião em Igarassu/PE, região metropolitana do Recife, no último sábado (28/01/2023) com a supervisão da empresa Vertical Jump. Segundo a empresa Sr. Francisco se tornou um dos mais idosos a saltar sob sua orientação.
Perguntado o que achou do salto, Sr Francisco falou: “eu já corri no sertão montando em um jumento e fugindo de uma onça que tava com um filhote, vou ter medo dum salto desses? Quando eu nasci não existia medo.” A única reclamação é que foi rápido. Queria mais.
Detalhe, além da idade do Seu Chiquinho, outra surpresa foi o salto de Dorgieldo, que ainda se recupera de um acidente sofrido há mais de 5 anos no qual teve a perna esquerda amputada. Dorgieldo: “a vida é uma só e passa num piscar de olhos…”
Segundo Dorginan: “Depois do salto é se limpar e partir pra próxima aventura. Foi uma explosão de superação e prova de coragem para que não deixemos a vida passar sem boas experiências.“ Assista o vídeo do salto clicando no play abaixo.