Início Notícias Araripina se despede de Dona Lourdinha Ramos, mãe do ex-governador de PE...

Araripina se despede de Dona Lourdinha Ramos, mãe do ex-governador de PE José Ramos

1106
Foto: reprodução

Faleceu nessa quarta-feira dia 28/04 quarta-feira Maria de Lourdes Muniz Ramos, nascida em 06 de agosto de 1913, foi uma mulher que fazia política as vezes sem saber. Ela se tornou um ícone de mulher dentro da política araripinense e pernambucana, não pelo fato de ter familiares dentro da política, mas sim pelo motivo de estar presente onde tudo acontece. Não é no legislativo, mas sim nas ruas com o povo e podemos afirmar que Dona Lourdinha – Como era conhecida- fez parte deste processo, de conversar e saber os problemas da população.

Filha de Francisco da Rosa Muniz, precursor do movimento político que deu origem à emancipação de Araripina, casou-se com Manoel Ramos de Barros vereador e prefeito de Araripina por três mandatos e seu filho José Muniz Ramos, que foi presidente da Alepe e governador do estado de Pernambuco, ou seja, ela sempre foi rodeada pelo meio político. Mas não só de política viveu essa mulher, como já foi dito ela foi um espelho também como mulher e bem feitora. Foi casada teve filhos, netos, bisnetos… bem, foi feliz e um exemplo para muitos da região do Araripe. Em sua ultima entrevista para a revista movimento que homenageou o seu filho o ex-governador José Ramos em 2019 ela disse “É muito grande o amor que eu tenho pelo meu filho José Ramos. Desde pequeno que mostrou serenidade, amor a família e vontade de fazer o melhor por Araripina e por Pernambuco. Aos 105 anos de vida tenho orgulho de ser mãe de José Ramos governador.” Deixando assim claro o seu amor e devoção a família.

Quando é perguntado sobre a mesma para a população ou para autoridades da região é respondido sempre a mesma as mesmas palavras foi “uma mulher à frente do seu tempo: ao mesmo tempo em que se dedicava à família, participou ativamente da política, trabalhando nas campanhas eleitorais, formando opiniões e se dirigindo ao povo… Com suas mãos delicadas ela soube ser mãe, mas com punho de aço demonstrava força e maestria ao orquestrar conquistas políticas para o povo sertanejo”.

Bom, a cidade de Araripina perdeu uma filha e amanheceu mais triste com a morte da querida e amada Maria de Lourdes. Com informações do AF News.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here