Por Cidinha Medrado para o blog
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que, até o momento, não foi possível restabelecer completamente o Sistema Adutor do Oeste, responsável pelo abastecimento de água em diversas cidades do Sertão, como Ipubi, Trindade e Araripina. O motivo é a manutenção em andamento na Estação Elevatória Capela, responsável pelo bombeamento do sistema. Devido à complexidade dos serviços, a expectativa é que as intervenções sejam concluídas apenas na quarta-feira, dia 16.
Na manhã desta sexta-feira (11), ouvintes do programa Araripina Urgente da ArariFM, comentaram sobre as dificuldades enfrentadas com o abastecimento de água, uma preocupação crescente entre os moradores da região. Durante a programação, Mazinho, um morador do Planalto, expressou sua indignação com a situação. Ele sugeriu que a população se organizasse para pressionar as autoridades a buscarem soluções definitivas.
“Porque não juntam essas motos, esses carros do pessoal que estava atrás de candidatos na política, e vão até os representantes da governadora aqui na região para resolver esse problema da água?”, indagou Mazinho, refletindo o sentimento de frustração de muitos moradores. Ele também enfatizou que, se a população não se mobilizar, as dificuldades continuarão sem solução: “Se ficar todo mundo parado, aí é que fica difícil”, concluiu.
A pressão por soluções mais rápidas e eficientes aumenta, especialmente com a chegada do período mais seco do ano, intensificando as dificuldades de abastecimento nas regiões afetadas. A Compesa segue trabalhando para concluir as manutenções e espera normalizar o fornecimento o quanto antes.