
A Polícia Federal de Pernambuco iniciou nesta quarta-feira (2), uma operação para reprimir uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e descaminho no município de Salgueiro e em outras áreas no Sertão do Estado.
As investigações, que começaram em 2023, por meio da Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro, revelaram que um grupo de pessoas, residentes do município, estavam realizando um esquema interestadual de tráfico de drogas.
Além disso, o grupo também praticava lavagem de dinheiro com atividades comerciais aparentemente lícitas, como bares, boates, distribuidoras de bebidas e transporte.
De acordo com a PF, o esquema contava com distribuidores regionais, operadores financeiros, pessoas interpostas, ou seja, laranjas e até com internos do sistema penitenciário estadual. O entorpecente era transportado em pequenas quantidades, mas em grande frequência, como tentativa de dificultar a identificação das forças de segurança.
Ao todo, 78 Policiais Federais cumprem a 28 ordens judiciais, sendo 19 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão preventiva nas cidades de Salgueiro, Araripina, Petrolina, São Paulo e Santo André. As penas máximas dos crimes, somadas, podem ultrapassar 40 anos de reclusão para os envolvidos.