Conforme o vereador, um exame simples servirá como triagem para, depois de detectado o problema, o aluno ser encaminhado a um exame mais detalhado; ouça
Foto: divulgação
Foi aprovado por unanimidade na primeira reunião do mês de novembro na Câmara de Vereadores de Araripina, no Sertão de Pernambuco, o requerimento Nº 109/2017, de autoria do vereador João Erlan (PDT), que solicita a realização de testes visuais nas creches e escolas da rede pública municipal de ensino.
“O olho é janela do corpo humano pelo qual ela abre os caminhos e vislumbra a beleza do mundo, disse Leonardo da Vinci há mais de 500 anos. Sabe-se que 85% do contato do ser humano com o mundo acontece por meio da visão. A visão é essencial para o aprendizado, e é responsável pela maior parte da informação sensorial que recebemos do meio externo. ”, ressaltou.
Conforme o vereador, um exame simples e rápido feito por um profissional da área (oftalmologista e otorrinolaringologista) servirá como triagem para, depois de detectado o problema, o aluno ser encaminhado a um exame mais detalhado, pra que se possa ter o acompanhamento adequado à sua necessidade atual.
Está estaticamente comprovado que de 15 a 18% das crianças brasileiras têm deficiência visual. E, muitas vezes, a criança é tratada como desatenta na escola, sem acompanhar eficientemente o ensino ministrado, tendo em vista a deficiência visual.
Ouça abaixo a apresentação do requerimento na tribuna da Câmara pelo vereador João Erlan.