A afirmação aconteceu durante entrevista ao jornalista Carlos Britto; confira
Por Carlos Britto
Prestes a completar seu primeiro mês à frente do município de Araripina (PE), no Sertão do Araripe, o atual prefeito Evilásio Mateus está ciente dos desafios que tem no decorrer do seu mandato. Mas talvez, para ele, a missão não fosse tão inglória como está parecendo que vai ser. Evilásio abriu a série de entrevistas do Blog do Carlos Britto com os prefeitos eleitos ou reeleitos da região. Confira!
De acordo com o gestor, os problemas começaram ainda na fase de transição. “Nossa equipe está se esforçando, porque não foi como a gente esperava (a transição). Muitas informações foram omitidas, sistemas apagados e foram rescindidos contratos essenciais para a gestão começar, a exemplo de combustíveis, de locação de veículos para transportar as equipes das UBSs e alguns servidores executarem seu serviço”, lamentou.
Segundo Evilásio, a transição de governo reservou até algumas surpresas desagradáveis, a exemplo dos ‘restos a pagar’ – que, segundo ele, depõe contra seu antecessor, o ex-prefeito Raimundo Pimentel. “Eu não acreditava que a gestão passada pudesse ter deixado contas a pagar, que são muito prováveis que venham a prejudicar o gestor passado, a exemplo do recolhimento e repasse da previdência própria, o INSS, de algumas coisas que geram rejeição de contas”, alertou.
Ações emergenciais
Uma das primeiras ações em caráter emergencial foi a Operação ‘Lixo Zero’, já que se deparou com materiais descartados pelos quatro cantos da cidade. Além disso, o atual prefeito diz ter se deparado com mais de 300 toneladas de lixo armazenado irregularmente na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura. “Trabalhamos de dia, de noite, sábado, domingo, para tirar aquela seboseira do prédio da Cagep”, revelou, acrescentando que também não encontrou maquinário funcionando a contento. “Tivemos que locar máquinas, caçambas para fazer essa limpeza emergencial”, informou Evilásio.
O prefeito revelou também atrasos em vários setores da prefeitura, mas acredita que o momento agora é de dar um novo rumo ao município. Ele destacou que bandeiras como educação e saúde serão sempre prioritárias de qualquer governo. No entanto, disse que dará um foco especial nesse primeiro momento na recuperação da mobilidade rural. “Araripina clama muito pela recuperação de suas estradas, e isso tem dificultado o dia a dia das pessoas que moram no campo, que produzem e precisam escoar sua produção”, destacou.
Evilásio se mostrou confiante em relação a parceria de aliados, sobretudo o deputado federal Fernando Filho, que aportou entre os anos de 2020 e 2022 nada menos que R$ 47 milhões em emendas para Araripina.
A entrevista vai ao ar na íntegra nesta segunda (27), no programa Araripina Urgente da Arari FM. Vale a pena conferir.