Início Notícias Araripina encerra comemorações do Ano Jubilar da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição;...

Araripina encerra comemorações do Ano Jubilar da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição; assista entrevista

659
Foto: Blog do Roberto

O administrador da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Araripina, padre José Nilton, divulgou durante entrevista na manhã desta sexta-feira (14), na Rádio Arari FM, a programação do encerramento do Centenário Paroquial.

“Em julho de 2022 celebramos a abertura do Ano Jubilar Centenário com o tema 100 anos de História Fé e Devoção, e nesse mês de julho, agora, iremos encerrar as comemorações fechando com grande celebrações”, disse.

A grande festa terá início na próxima quinta-feira (20), e serão quatro noites na praça da Igreja Matriz. A conclusão acontece com grande solenidade, no domingo (23). O evento contará com show do padre Antonio Maria, e a participação especial do novo bispo da Diocese de Salgueiro, Dom José Vicente. Assista abaixo a entrevista na íntegra e confira a programação completa.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Araripina nasceu sob o signo da cruz e quando ainda Fazenda São Gonçalo recebeu as bênçãos do padre Ibiapina que ao construir uma capelinha no ano de 1871, profetizou, que segundo a tradição, para ali viria um padre alemão e ergueria uma catedral e que da serra ia sair ouro para o resto do mundo. Em 1923 chegou a São Gonçalo o Padre Luiz Gonzaga Kehrle, alemão, que edificou a majestosa Igreja-matriz. Dois anos após a chegada do padre Luiz Gonzaga, em São Gonçalo, foi lançada a pedra fundamental para construção da nova matriz. A obra estava em fase de conclusão , quando no ano de 1937, ocorre o desabamento da torre. Mas com a determinação da população e do padre Luiz Gonzaga, a Igreja foi inaugurada no dia 31 de maio de 1942.

Em uma visão geral  é imponente e majestosa. Arquitetura sóbria, de linhas basicamente góticas, sem quebra de harmonia, ornada com vitrais de rara beleza, doação de ilustres personalidades de todo o Brasil, cujos nomes neles estão gravados.

A Igreja, construída no período de 1930 a 1942, apresentou em sua estrutura física os desgastes da ação inexorável do tempo, comprometendo a segurança dos frequentadores. Sob a administração de Padre Malan Viana Torres, a Igreja, no ano de 2014, foi interditada para reparos em sua estrutura, que estava comprometida. Pouco menos de um ano, com a ajuda de toda a população araripinense, a Igreja Matriz foi novamente reaberta para a população Católica. A igreja passou por outra reforma na administração de padre José Nilton, e atualmente está recebendo uma nova pintura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here