Reuniões do Mutirão Interestadual pela Educação de Pernambuco, promovido pelo Ministério Público, foram realizadas essa semana nas cidades de Petrolina e Araripina, por intermédio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAO Educação). Em Araripina, a reunião aconteceu terça-feira, 12, na AEDA, e em Petrolina quarta-feira, 13, na Facape.
De acordo com a coordenadora do CAO Educação, a promotora Isabela Bandeira, a ação objetiva o fortalecimento dos conselhos municipais de Educação em todo o Estado e uma melhor interlocução entre os entes que atuam na defesa da execução desse serviço com qualidade.
Foram abordados os desafios a serem enfrentados e medidas que devem ser implementadas nas questões de infraestrutura escolar, educação especial na perspectiva inclusiva, violência escolar, Plano Nacional de Educação, estruturação dos Conselho Municipais de Educação e criação dos sistemas próprios de ensino nos municípios. Também foram apresentadas ferramentas do portal do TCE-PE que possibilitam o controle social dos gastos públicos.
Os encontros reuniram representantes das gerências regionais de Educação do Sertão do Araripe e do Sertão Médio São Francisco, bem como membros dos conselhos municipais de Educação, secretarias municipais de Educação e auditores fiscais do TCE-PE e da Escola de Contas. Também participaram promotores de Justiça de Petrolina, Afrânio, Lagoa Grande, Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista.