Por Cidinha Medrado para o Blog
O Ministério da Economia divulgou os últimos números em relação à criação de novos postos de trabalho e desligamentos no estado de Pernambuco, referentes ao mês de julho de 2021, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), quem comentou sobre o assunto foi o gerente regional da FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), Josemberg Laurentino em entrevista exclusiva para o Blog do Roberto.
“Boas notícias sobre o desempenho do estado de Pernambuco no CAGED no mês de junho, ele foi o quarto melhor da região Nordeste, esse ano ficando atrás da Bahia que teve 70.150 vagas, do Ceará com 33.256 e do Maranhão com 20.010 Pernambuco está com um saldo de 17.744 novas vagas”, declarou Josemberg.
Com saldo positivo o estado criou vagas novas no setor terciário estadual, o melhor desempenho, desde junho, teve um saldo final de 3.420 admissões, em seguida aparece o comércio industrial com um 1.691, comércio com 1.490 novas vagas, a agricultura em quarto lugar com 411 novas oportunidades e a construção civil foi o único setor que encerrou o mês com desempenho negativo, 496 desligamentos, bem diferente dessa época em 2020.
“O resultado contrasta 2020 eu me lembro que foi um momento muito ruim, muito difícil, porque naquela época a gente ficou com o fechamento de 4.191 vagas formais em junho de 2020 e para você ter uma ideia, o Araripe em junho de 2020 teve saldo positivo de duas vagas na região todinha”, comentou.
O gerente comemora, o último resultado tenha sido positivo com melhor vantagem e o saldo de julho de 2021 é um indicativo de que as coisas aos poucos estão voltando ao normal, especialmente pelo avanço da campanha de vacinação contra Covid-19.
“Principalmente no setor de serviço tivemos um acumulado de 12, ano passado ouve uma variação de 4,7% nas contratações com um saldo de 84.854 admissões, isso é um número bastante significativo principalmente por que estamos vivendo essa pandemia que assola o mundo, mas a gente também observa que no setor serviço foi muito bem o nosso estado nesse momento”, disse ele.
As cidades pernambucanas que tiveram maior geração de empregos foi Recife com 2.040, Petrolina com um saldo positivo de 878, Garanhuns com 470, Jaboatão dos Guararapes com 394 e Caruaru com 375.
Sobre a região do Araripe, o gerente fez um comparativo e afirmou que diante dos último resultados, a região prosperou embora tenha diminuído os saldos positivos no mês de julho e que melhores notícias sobre a vacinação podem refletir positivamente.
De acordo com o CAGED, Araripina continua se destacando mesmo que o saldo positiva tenha caído, chega a 184 admissões e 100 desligamentos, Bodocó teve 7 admissões e 8 desligamentos, Exu com 8 admissões e 5 desligamentos, Granito não teve nenhuma admissão mais teve 2 desligamentos, Ipubi teve 11 admissões e 19 desligamentos, Ouricuri com 63 admissões e 53 desligamentos, Santa Cruz chega a julho com nenhuma admissão e 2 desligamentos, Santa Filomena teve 5 admissões e 1 desligamento e Moreilândia teve 2 admissões e 3 desligamentos.
“O Araripe teve mas admissões do que desligamentos, foram 362 admissões e 226 desligamentos saldo positivo de 136 empregos gerados, é um número muito bom em relação ao comparativo de junho de 2020 a gente vê a discrepância, enquanto Junho de 2020 nós geramos um saldo positivo entre admissões e desligamentos foi de apenas 2 postos de trabalho, estar com 136 é muito bom, um número de recuperação, a região do Araripe ainda não teve nenhum mês com saldo negativo”, confirmou ele. Ouça a entrevista na íntegra: