O programa Araripina Urgente com Roberto Gonçalves na Rádio Arari FM, recebeu nessa sexta-feira (01), médicos e diretores da Alclin Saúde. Eles estiveram na bancada conversando com o Jornalista sobre as inovações da empresa. Alclin é o Centro Integrado de Saúde que atende com especialistas em diversas áreas. Sob o comando do casal Leidiane e Ari Dias, o Centro deu as boas vindas a mais uma profissional, a chegada da médica Cristiana luz especialista gastropediatria vai amenizar a alta demanda em casos que envolvem o sistema digestivo infantil. É a profissional que vai observar desde a boca e o esôfago, até o estômago, pâncreas, fígado e intestinos e intolerância alimentares ou seja, todos os órgãos pelos quais o alimento percorre. A médica deu algumas orientações, em especial sobre a alimentação, que durante a pandemia sofreu mudanças, exatamente porque envolve a defesa do organismo.
“As crianças passaram muito tempo em casa, o que aumentou muito foram os índices de obesidade e de lipidemias na infância e assim acompanhando os adultos a obesidade cresceu muito tanto em adultos como em crianças e isso afeta várias doenças como os refluxos, as vezes os pais que usam muito o sistema de entrega delivery de alimentações, onde as crianças podem pegar enteroinfecção que é uma diarréia repentina”, explicou Drª Cristtina.
Os médicos falaram sobre vários temas relacionados à gastroenterologia como refluxo. Um perguntou se o refluxo pode aparecer dependendo da maneira como se deita.
“A doença do refluxo está relacionada a alguns hábitos de vida e um deles é esse, o refluxo consiste no retorno do conteúdo do estômago que é ácido, o esôfago não está preparado para receber esse conteúdo ácido proveniente do estômago, um dos fatores é este, e uma recomendação é que o paciente não durma logo após se alimentar, o ideal é deitar-se duas horas após, caso contrário, pode piorar o refluxo principalmente na hora de dormir”, disse o médico gastroenterologista Dr Ari Dias.
Outro ouvinte perguntou se a dor no peito é sintoma do refluxo.
“Essa dor deixa as pessoas preocupadas porque simula um infarto, por isso faz parte do diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, o principal tratamento é a mudança de hábitos de vida, procurar mater a cabeceira da cama um pouco levantada mas não colocar mais travesseiros, melhor colocar uns calços na cabeceira, outra recomendação é ao invés de comer muito de uma vez só porque isso vai aumentar a pressão abdominal favorecendo o refluxo, é comer mais vezes durante o dia e em pequenas quantidades”, orientou o médico.
Dr Dias também aconselhou o exame de endoscopia que é o mas apropriado nestes casos.
Já a Drª Leidiane Dias anunciou que a Alclin Saúde está trabalhando com cerca de 25 profissionais, novos especialistas, com equipamentos e exames que são as principais novidades tecnológicas na medicina brasileira. Ouça na íntegra: