Início Notícias Arari FM Saúde: “Relação sexual é para ser momento de prazer e...

Arari FM Saúde: “Relação sexual é para ser momento de prazer e intimidade, sem dores”, diz ginecologista

19
Foto: arquivo Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado para o blog

A ginecologista Dra. Késia Holanda compartilhou novas orientações sobre a saúde feminina, no quadro “Fala Doutora” do programa Araripina Urgente desta sexta-feira (25), e respondeu dúvidas das ouvintes. Com vasta experiência, Dra. Késia atende na Clínica Pró-Saúde, ao lado do Hospital e Maternidade Santa Maria, e tem um compromisso semanal com a saúde das mulheres da região, no programa, toda sexta-feira, trazendo informações acessíveis e seguras.

Uma das perguntas respondidas no programa foi de Janaína, que queria saber se a endometriose pode afetar a gravidez, dado que ela também possui um mioma. Dra. Késia explicou: “Dependendo da localização, o mioma não atrapalha. Porém, alguns miomas no endométrio podem sim afetar a fertilidade. Já a endometriose é uma condição que pode dificultar a gravidez, mas existem tratamentos para miomas e endometriose.”

Beta, outra ouvinte, questionou sobre o desconforto sentido durante a relação sexual. Dra. Késia respondeu com clareza: “A relação sexual é para ser um momento de prazer e intimidade, sem dores. Se houver cólicas durante a relação, isso não é normal. Nesse caso, recomendo procurar um ginecologista para avaliar o que está causando essa dor.”

Poliana, interessada na higiene íntima, perguntou se é necessário passar a roupa íntima com ferro ou fervê-la para evitar infecções. Dra. Késia recomendou uma prática preventiva para quem enfrenta infecções recorrentes: “É importante lavar a roupa íntima com sabão neutro, enxaguar bem, secar ao sol e, se possível, passar o ferro para uma maior higienização.”

Nilzete, por sua vez, quis saber se o uso de calça jeans causa corrimento. A Dra. explicou que o problema não está na calça jeans em si, mas no tempo prolongado de uso e em situações de calor intenso, que podem favorecer a proliferação de fungos. “Calças muito apertadas, usadas por períodos longos, em locais quentes, podem gerar um ambiente propício para infecções.”

Dra. Késia encerrou a participação reforçando a importância dos cuidados ginecológicos e da realização regular de exames, como o preventivo, especialmente no ‘Outubro Rosa’. Além de ser ginecologista na Clínica Pró-Saúde, Dra. Késia é uma referência na região, oferecendo tratamentos para mulheres em todas as fases da vida.

Para quem tiver dúvidas ou quiser agendar uma consulta, a clínica disponibiliza o telefone (87) 9 9192-2434.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here