Por Cidinha Medrado para o blog
Nesta terça-feira (03), o oftalmologista Dr. Francisco Eudes, da Clínica Ter Mais Saúde em Araripina, participou do quadro Dicas de Saúde, no programa Araripina Urgente, comandado pelo jornalista Roberto Gonçalves na Rádio Arari FM. O tema da vez foi a paralisia de Bell, uma condição que afeta os músculos da face e pode impactar diretamente a saúde ocular.
“A paralisia de Bell ocorre quando há inflamação ou inchaço no nervo facial, responsável pelos movimentos e expressões da face”, explicou o especialista. Ele destacou que a condição pode ser causada por infecções virais, alterações imunológicas ou até por fatores emocionais, como relatados recentemente no caso de uma vocalista da banda Melim.
Entre os principais sintomas, Dr. Francisco mencionou: que Paralisia facial parcial ou total, dificulta franzir a testa ou sorrir de forma simétrica e que as Alterações no olho afetado, dificultam fechar completamente o olho e diminui a produção lacrimal, o que pode causar ressecamento e lesões na córnea.
O oftalmologista reforçou a importância do diagnóstico rápido, principalmente para diferenciar a paralisia de Bell de outras condições, como AVCs, tumores ou infecções mais graves.
Para proteger os olhos durante a paralisia de Bell, Dr. Francisco recomendou o uso de lágrimas artificiais, tampões oculares e até fisioterapia, dependendo do caso. Ele destacou que o objetivo principal é evitar o ressecamento ocular e possíveis complicações na córnea.
“Cuidar dos olhos é essencial, principalmente em condições como essa. Estamos aqui na Clínica Ter Mais Saúde para oferecer o melhor tratamento”, finalizou o especialista.
Dr. Francisco incentivou os ouvintes a procurarem atendimento especializado em casos suspeitos e anunciou que, na próxima semana, trará novidades sobre os avanços nas cirurgias de catarata.