Início Notícias Arari FM: Drª Késia Holanda responde questionamentos sobre sexualidade e funcionamento do...

Arari FM: Drª Késia Holanda responde questionamentos sobre sexualidade e funcionamento do corpo da mulher; ouça

504
Foto: arquivo Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado para o Blog

É importante tirar todas as dúvidas sobre o funcionamento do corpo, incluindo questões sobre sexualidade, menstruação e dores, perguntas que toda mulher deve fazer ao Ginecologista. Aliás, é preciso tornar a visita a este especialista mais proveitosa, esclarecendo todos os pontos. Na manhã desta sexta-feira (23) em sua participação no programa Araripina Urgente da Rádio ARARI FM, a Drª Késia Holanda, justificou os questionamentos das ouvintes.

A ouvinte Maria Aparecida do bairro José Martins, questionou a médica se a dor durante a relação sexual é normal.

“Não é normal, a relação sexual tem que ser algo prazeroso para o homem e para a mulher, deve ter alguma coisa ocasionando essa dor, é preciso procurar o médico para descobrir o que está causando a dor”, explica a médica.

A Verônica do bairro Alto da Boa Vista, perguntou se a vacina HPV é obrigatória e se é verdade que a vacina pode levar ao surgimento de outras doenças neurológicas.

“Essa vacina se tornou obrigatória para meninas de 9 até os 14 anos e para os meninos dos 11 as 14 anos, a faixa etária de pessoas que tem HIV vai de 9 ate 26 anos, antigamente não era obrigatória, eu vejo isso como um ganho, para proteger nossas crianças com doenças sexualmente transmissíveis”, disse ela. Ainda segundo a especialista, a vacina HPV nada tem a haver com problemas neurológicos, na verdade a vacina é bastante eficaz na prevenção de algumas doenças.

A ouvinte Antonieta que mora no centro de Araripina, quis saber o que fazer para recuperar a libido.

“Várias são as causas que diminuem a libido, pode ser causa hormonal, pode ser a diminuição da testosterona, que no corpo feminino existe de forma diminuída, menos que no homem, pode ser o hiperestrogenismo que é um hormônio que existe na mulher, que pode se diminuído com a idade, por causa da menopausa, por medicamento de uso contínuo ou tratamento de uso prolongado de outras medicações. Aalgumas pessoas também perdem o desejo sexual por ter uma vida muito corrida, problemas financeiros, problemas familiares ou com filhos, é preciso identificar a causa. Perda da libido também tem tratamento”, explicou.

Já a Maria Eduarda do centro perguntou como funciona a camisinha feminina e se ela substitui a camisinha masculina.

“A camisinha feminina funciona tanto quanto a masculina e substitui sim, a masculina. Quando você utiliza a camisinha feminina não é preciso utilizar a masculina não, é um pouquinho maior, ela também segura o sémen, a ejaculação vai ficar presa no saquinho exatamente como a camisinha masculina, acho que vale a penas experimentar, já que as vezes os homens de se queixam”, explicou a doutora Késia.

Pode parecer inusitado, mas algumas mulheres ainda têm muitas dúvidas quando se trata de doenças sexualmente transmissíveis e vida sexual. A médica pediu para que as mulheres não guardem dúvidas e se disponibilizou a responder todos os questionamentos. Você pode enviar a sua pergunta para Drª Késia pelo WhatsApp do Blog do Roberto (87) 9 8812-8397. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here