Início Notícias Arari FM: Drª Késia Holanda fala sobre a importância do ‘minuto de...

Arari FM: Drª Késia Holanda fala sobre a importância do ‘minuto de ouro’ na assistência ao bebê prematuro; ouça

442
Foto: arquivo Blog do Roberto

O programa Araripina urgente do jornalista Roberto Gonçalves, recebeu mais uma vez nesta sexta-feira (25), a ginecologista  Késia Holanda, para uma participação especial no quadro ‘Fala Doutora’, onde abordou temas importantes sobre a saúde da mulher e como sempre, disponível para esclarecer as dúvidas enviadas pelas ouvintes. Um dos assuntos em destaque foi sobre a importância do ‘minuto de ouro’ na assistência ao bebê prematuro. A pergunta foi enviada pela ouvinte Lucinha, do bairro Nova Roma, em Araripina.

“Primeiro, Lucinha, vamos entender o que é o minuto ouro. Na verdade, a gente considera o minuto ouro, aqueles primeiros sessenta segundos onde a criança tem que respirar ao nascer. Crianças ‘termos’, quer dizer que são aquelas que nasceram acima de 37 semanas de gestação, que normalmente são mais saudáveis, e que provavelmente tem um peso adequado. São crianças que tem o intestino, pulmões, função renal, e coração, tudo formadinho, tudo bonitinho. Já as crianças pré termos, são as aquelas que nascem com menos de 36 semanas e existe uma grande probabilidade delas terem um pouquinho mais de atenção. Essas crianças geralmente são mais frágeis, tem baixo peso , pequenas, e vão precisar de um pouco mais de estímulo e de ajuda no ato de amamentar da mãe”, explicou.

Ouça abaixo a participação da especialista na íntegra:

Hospital Santa Maria

O mês de novembro é lembrado mundialmente em prol da sensibilização da prematuridade, questão que afeta 10% dos bebês nascidos no Brasil de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, 15 milhões de bebês nascem prematuros. O alto índice de prematuros na atualidade chama atenção, mas a constante evolução da Medicina Obstétrica e Neonatal têm possibilitado a excelência no cuidado e o consequente sucesso no desenvolvimento e saúde dos bebês que chegam ao mundo antes da hora. Tanto que se há algumas décadas era impossível imaginar um parto seguro de um bebê com idade gestacional abaixo de 30 semanas, hoje uma gestação de 22, 23 semanas já é tratada de forma diferente e pode ser considerada viável. O Hospital e Maternidade Santa Maria de Araripina, que conta com uma UTI Neonatal, oferece excelência no cuidado aos  prematuros alinhado à alta tecnologia no ramo e as constantes atualizações da especialidade para poder dar assistência adequada às parturientes de alta complexidade de acordo com o período de gestação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here