Neste sábado, 23 de novembro, o programa Debate Geral, conduzido pelo jornalista Roberto Gonçalves, na Rádio Arari FM 90,3, trouxe à tona um tema de grande importância para o setor educacional brasileiro: “A proibição do uso de celulares na sala de aula”. Participaram das discussões além dos ouvintes da emissora, o professor de História, pós-graduado pela Universidade de Pernambuco (UPE), Araújo Souza, e o professor graduado em Letras, pós graduado em docência na Educação Básica e membro da Secretária Estadual de Educação (SEE), Eridan Ben.
Durante o programa, os convidados destacaram que uso de celulares em ambiente escolar tem se tornado um tema de grande relevância na sociedade contemporânea, especialmente diante das novas dinâmicas de ensino e socialização digital.
Pernambuco já aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets, nas escolas públicas e privadas durante todo o período escolar.
Esta medida tem gerado um debate intenso sobre seus potenciais benefícios e desafios, principalmente quando analisada sob o prisma da legislação brasileira, incluindo a Constituição, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) dentre outros dispositivos legais abaixo descritos.
O Debate Geral é transmitido todos os sábados pela Rádio Arari FM 90,3, das 9h às 10h, logo após o programa Nosso Encontro, apresentado pelo professor e comunicador Eridan Bem. A edição completa do último programa, inclusive com os áudios das falas dos participantes, está disponível em duas partes logo abaixo para quem quiser acompanhar na íntegra. Confira!
Parte 1
Parte 2