Conhecer outro país, aprender uma nova língua, vivenciar tipos de treinos diferentes… Esses são alguns dos privilégios de quem é contemplado pelo Programa Ganhe o Mundo Esportivo, do Governo do Estado. Em 2019, a versão esportiva do projeto que nasceu em 2012, apenas como intercâmbio estudantil, completa cinco anos. E traz como principal novidade a inserção dos Estados Unidos como um dos destinos do intercâmbio estudantil e esportivo. Até 2018, somente o Canadá fazia parte da rota. Por enquanto, apenas os competidores do atletismo irão para a Terra do Tio Sam, um total de 12. Os outros 13 selecionados seguirão o modelo dos últimos anos e irão para o Canadá.
“Esse é um programa que só existe em Pernambuco e a gente fica feliz por estimular a prática esportiva e a educação (um dos pré-requisitos é ter boas notas). Essa inserção dos Estados Unidos traz novas perspectivas, são uma referência no esporte. Estamos buscando melhorar ano a ano”, disse o secretário executivo de Esportes, Diego Pérez.
Os 25 contemplados foram recebidos nesta segunda-feira (25), pelo governador Paulo Câmara, o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, Diego Pérez, além de outros profissionais envolvidos no programa. Detalhes como as cidades, escolas e centros de treinamento a serem utilizados, no entanto, só serão definidos após finalização de processo licitatório. O mesmo acontece com a data de embarque de fato, que deve acontecer entre agosto e setembro.
“Foi uma honra quando soube que estava entre os selecionados. Nunca devemos deixar de acreditar em nós mesmos, pois um dia os sonhos se tornam realidade e, com muito esforço e dedicação, a gente chega lá”, disse a carateca Anaely Santos da Silva, de 15 anos, natural de Surubim, que compete na categoria Cadete -54kg. Neste ano, ela repete os passos da irmã mais velha, a também carateca Adriely, 17, que participou do Ganhe o Mundo Esportivo em 2018. “Fui incentivada por ela e pelos meus pais”, contra Anaely. “Ela chorou tanto quando soube que tinha entrado. Está muito ansiosa. Falei que ela precisa estudar bastante porque vai encontrar dificuldades, principalmente no início, e que é um aprendizado incrível. Foi uma experiência tão boa que até hoje penso em voltar”, disse Adriely.
Outra novidade da edição 2019 é a presença, pela primeira vez, de estudantes atletas naturais de Iguaracy e de Exu, ambos do Sertão do Estado. Os representantes são Adrian Matheus dos Santos e Francisca Camila da Silva, respectivamente, ambos do atletismo. “Me sinto feliz e orgulhosa por estar representando Exu pela primeira vez no Ganhe o Mundo Esportivo”, disse Francisca, de 14 anos, revelando que nunca tinha pensado em viajar para fora do Brasil. “Estou ansiosa. Já conversei com o pessoal de Ipubi (município também do Sertão) que foi em outras edições e eles disseram que no começo tem a adaptação, mas depois você se acostuma e quer morar pra sempre lá”, contou Camila, que compete as provas de 250 metros e de salto em altura.
Até a viagem, os jovens terão uma série de encontros com a comissão do Ganhe o Mundo Esportivo para ajustar documentações e outros pormenores do intercâmbio. Cerca de três meses antes do embarque, serão iniciadas também aulas individuais de inglês para ajudar na melhor adaptação do grupo. O intercâmbio terá duração de dois meses e os interessados em tentar uma vaga nas próximas edições devem ficar atentos para a publicação do edital de 2020, previsto para ser lançado em novembro.
Metas
No evento, Fred Amancio parabenizou os selecionados no edital de 2019 e anunciou que a partir do próximo ano haverá uma quantidade de vagas destinadas a atletas do paradesporto. Disse ainda que uma das metas da sua gestão é conseguir contemplar também os profissionais de educação física. “Muitos desses jovens foram iniciados através de convite dos professores, que viram aptidão para determinada modalidade. Então é importante oferecer capacitação para que eles mantenham esse trabalho de descoberta de talentos. Nesses quatro anos de gestão, pretendemos viabilizar isso”, disse o gestor.