Em um momento de tensão, a comissão se aproximou do grupo da Força Nacional
Terminou no início da tarde desta segunda-feira (13) o bloqueio ao canteiro de obras da Transposição, em Floresta. O acordo aconteceu entre representantes de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, e representantes da Força Nacional de Segurança, comandada pelo Capitão Sthanke.
Por volta da 13 horas, depois de ouvir e debater os assuntos de interesses do movimento, Lourival Simões formou uma comissão para negociar com a Força Nacional, enviada pelo governo para desbloquear o acesso à obra. O movimento Salve o Rio São Francisco montou acampamento em frente à guarita e impediu a entrada de funcionários para impedir o teste de bombas que vão retirar água do lago de Itaparica. Os produtores rurais de Petrolândia reclamam que o acesso à água do lago .já está difícil, dado o baixo volume da represa, prejudicando a irrigação dos lotes.
A comissão composta nesta segunda-feira (13) teve a participação de Lourival Simões, Kaio Maniçoba, Joana Nogueira e do cacique Marcelo Gomes Monteiro, da Aldeia Entre-Serras Pankararu. O padre Luciano Aguiar, pároco de Inajá, também integrou a comissão, representando a Diocese de Floresta.
Em um momento de tensão, a comissão se aproximou do grupo da Força Nacional, e foi iniciado o diálogo pacífico. Visivelmente emocionada, Joana Nogueira fez depoimento defendendo os agricultores do município.
Em resposta a Joana Nogueira, o capitão Sthanke disse estava ali pra cumprir com os seus deveres.
No início da noite dessa segunda-feira (13), chegou a notícia de que os testes previstos foram iniciados, porém não houve sucesso em duas tentativas. Novas tentativas acontecem ainda esta noite, por volta das 20h30.(Blog do Assis Ramalho)