Parte da estrutura do hospital de campanha montando pelo Governo de Pernambuco, na parte externa do Hospital Universitário (HU) de Petrolina, no Sertão, desabou na madrugada desta segunda-feira (2), após a forte chuva que atingiu o município. O local cuida de pacientes em tratamento contra a Covid-19.
Segundo a direção do hospital, no momento do acidente a unidade abrigava nove pacientes na enfermaria e três na UTI. Os pacientes que estavam na enfermaria, foram transferidos para o Hospital de Campanha Monte Carmelo, administrado pela prefeitura.
Os pacientes que estavam na UTI foram levados para outros leitos de UTIs em outros hospitais da cidade. A diretoria do hospital ainda informou que os reparos estão sendo feitos na estrutura e nas máquinas, para que os pacientes possam voltar o mais rápido possível para a unidade.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou o rompimento parcial da lona superior do hospital. A nota ressalta que “os pacientes internados no setor de UTI foram transferidos para o HU, sem prejuízos ao tratamento. Já os pacientes internados nos leitos de enfermaria foram transferidos para o hospital municipal Monte Carmelo.”
As equipes de manutenção, segundo a SES-PE, estão atuando no local desde as 4h da manhã, realizando os reparos necessários para a recuperação da estrutura, assim como revisão da parte elétrica e de equipamentos. Para isso, foram suspensas temporariamente as regulações de pacientes, via Central de Regulação Interestadual de Leitos, para os leitos Covid-19 no Hospital de Campanha.
A previsão, ainda segundo a Secretaria, é de que ainda nesta segunda-feira sejam concluídos os reparos.
De acordo com Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), choveu 51,8 milímetros no município. A previsão, é que continue chovendo. Segundo o órgão, para esta segunda e a terça-feira (5), existe a possibilidade de chuvas com intensidade moderada e forte no Sertão.