Início Notícias Após debandada, governo admite não ter votos contra impeachment

Após debandada, governo admite não ter votos contra impeachment

663
alt

altAuxiliares de Dilma contabilizam com segurança 160 votos, 12 a menos do que o necessário.

Agência O Globo

BRASÍLIA — A quatro dias da votação final do impeachment na Câmara, a presidente Dilma Rousseff resolveu fazer uma pressão, pessoalmente, sobre parlamentares que ainda apoiam o governo a fim de assegurar os votos que o governo acredita que pode contar. Pela primeira vez, o Palácio do Planalto passou a admitir, nesta quarta-feira, em sua contabilidade, que não tem o número necessário para barrar o impeachment. Embora a versão oficial seja de que o governo conta com cerca de 200 votos, reservadamente auxiliares da presidente que participam da articulação política junto ao Congresso podem contabilizar com segurança apenas 160 votos, ou seja, 12 a menos do que o necessário para impedir o impeachment no plenário da Câmara.

Também nesta quarta-feira, líderes da oposição contabilizaram 349 votos, sete além do que exige o regimento para aprovação da admissibilidade do impeachment. De acordo com o mapa da oposição, o governo conta hoje com 127 votos contra o impedimento e 37 deputados ainda estão indecisos.

Ciente da dificuldade que enfrenta entre os parlamentares, Dilma resolveu receber líderes da base que estiveram com o ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), nesta tarde, no Palácio do Planalto, e marcou para quinta-feira um café da manhã em sua residência oficial, o Palácio da Alvorada, com os 27 deputados que votaram contra o impeachment na comissão especial que votou na segunda-feira o relatório de Jovair Arantes e outros líderes aliados.

A ofensiva pessoal ocorre depois que aliados como PP, PR, PSD indicaram que a minoria de suas bancadas votará contra o impeachment. O PP, aliás, deixou formalmente a base e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, apresentou carta de renúncia nesta quarta.

Dilma corre contra o tempo, já que o número de aliados dispostos a votar contra o impeachment tem reduzido desde o começo da semana. A votação está marcada para domingo.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here