Início Notícias Amupe cobra da União políticas públicas para os municípios

Amupe cobra da União políticas públicas para os municípios

605

Reunião do presidente da Amupe com a Secretaria Especial de Assuntos Federativos destaca a questão da água no semi-árido, da energia renovável, dos resíduos sólidos e dos vazamentos de óleo como os principais problemas municipais

O destaque ficou para a questão da água no semi-árido, da energia renovável, dos resíduos sólidos e dos vazamentos de óleo como os principais problemas municipais

Foto: reprodução

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, esteve no Palácio do Planalto, em Brasília, na última semana, para reunião com a secretária especial da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, Déborah Arouxa. A pauta da reunião se deu a partir dos desdobramentos do encontro com o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, na sede da Amupe, em setembro.

Durante entrevista ao Programa CBN Recife, José Patriota, pontuou os destaques que predominaram nessa reunião de aprofundamento de pauta. De acordo com ele, quatro pontos dominaram na ocasião: a questão da água no semi-árido, da energia renovável, dos resíduos sólidos e dos vazamentos de óleo no litoral pernambucano. “Fizemos uma reunião com a equipe técnica do Palácio do Planalto, tentando entender a preocupação, a profundidade dos problemas e possíveis ações. Não houve ainda uma deliberação total, porque eles ainda estão em formatação de algumas políticas e, claro, estabelecendo uma discussão interna com braços dos ministérios”, afirmou o prefeito.

Quanto a efetivação das políticas públicas federais voltadas para os municípios, Patriota explica que há sinalizações, mas ainda não há nenhum tipo de anúncio, porque a reunião foi de natureza  técnica. “A gente sabe como é difícil tirar uma política pública da intencionalidade para incrementar na prática, mas não podemos baixar a cabeça, nem deixar de acompanhar, já é uma reunião da consequência da outra e a gente espera que o governo tome providência. Nós estamos dando a oportunidade de demonstrar novas possibilidades de parceria que o governo federal pode fazer não só direto com o município, mas também com os consórcios, que foi outro ponto bastante debatido com a equipe técnica lá do palácio do planalto” ressalta o presidente da Amupe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here