O concurso, que tem como objetivo incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar no espaço escolar e vai premiar as melhores ações
ASCOM / Foto: Bruno Rostand
O município de Araripina está participando da 1ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional promovida pelo Ministério da Educação por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. O concurso, que tem como objetivo incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar no espaço escolar, vai premiar as melhores ações desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo em vista a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil.
A jornada é composta por seis etapas: alimentação complementar e prevenção da obesidade infantil; Alimentos regionais brasileiros; Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos; Horta escolar pedagógica; Agricultura familiar na escola; Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer.
Em Araripina, as ações foram realizadas nas creches Mãe Corina (Vila Serrania) e Coração de Maria (Cavalete) e acompanhadas pela nutricionista Jocasta Carvalho (responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE), a coordenadora Maria do Socorro Pinheiro, alunos, pais, professores e manipuladores de alimentos da rede municipal.
Dentre os cinco melhores relatos do Brasil, o tema “Alimentação complementar e prevenção da obesidade infantil”, desenvolvido na creche Mãe Corina, foi selecionado para compor o livro da Jornada que será lançado em março do próximo ano.