Início Notícias Alexandre de Moraes volta atrás e revoga decisão de censura a sites

Alexandre de Moraes volta atrás e revoga decisão de censura a sites

687

Moraes é relator de um inquérito aberto para apurar fake news (notícias falsas), ofensas e ameaças contra a Corte / Foto: STF

Recuo acontece três dias após o ministro determinar a retirada do ar de reportagens que faziam menção ao presidente do Supremo, Dias Toffoli
Agência Brasil / Foto: STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou, na tarde desta quinta-feira (18), a decisão que determinou a retirada de uma reportagem sobre o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, do site O Antagonista e da revista Crusoé.

A medida foi tomada após críticas de membros da Corte, da Procuradoria-geral da República (PGR), de parlamentares e de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na segunda-feira (15), por determinação do ministro, o site de notícias O Antagonista e a revista Crusoé foram obrigados a retirar da internet a reportagem intitulada O amigo do amigo de meu pai.

A decisão ainda determinou que os responsáveis pelas publicações prestassem depoimento na Polícia Federal (PF) e aplicação de multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

A matéria trata de uma citação feita pelo empresário Marcelo Odebrecht, um dos delatores da Operação Lava Jato, a um codinome usado em troca uma de e-mails com um ex-diretor da empreiteira.

Segundo os advogados do delator, a expressão “o amigo do amigo de meu pai” refere-se ao ministro Dias Toffoli. O texto das mensagens não trata de pagamentos ou de alguma situação ilícita. O caso teria ocorrido quando Toffoli era advogado-geral da União (AGU), durante o governo da então presidente Dilma Rousseff, sobre interesses da Odebrecht nas licitações envolvendo usinas hidrelétricas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here