A manifestação de cerca de 300 motoristas de vans, realizada na última sexta em Ouricuri, no Sertão do Araripe, repercutiu na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa, nessa segunda. O deputado Antonio Fernando, do PSC, que participou do ato público em defesa da categoria, destacou a necessidade de regulamentar a atividade. Em julho passado, a lei federal que altera o Código de Trânsito Brasileiro, com o objetivo de endurecer a fiscalização para o transporte pirata, foi sancionada sem vetos pelo presidente Jair Bolsonaro.
“Sabemos que a Lei 13.855, que aí está, colocou como um dos itens, colocando na penalidade administrativa a apreensão das vans, a partir do dia 9 de setembro. Isso é muito ruim porque é a categoria que movimenta toda a cadeia produtiva no Interior de Pernambuco.”
Além de Antonio Fernando, vários deputados foram procurados por motoristas de vans do Interior que lutam pela regulamentação da atividade. Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe, o deputado Delegado Erick Lessa, do PP, sugeriu uma Audiência Pública em data a ser definida.