Por indicação do deputado estadual Antonio Fernando (PSC), será lançada nesta segunda-feira, às 15h, na Assembleia Legislativa, a Frente parlamentar interestadual em defesa da transposição do rio São Francisco.
Além de Antonio Fernando (PSC-PE), fazem parte da frente os deputados Joevá Campos (PSB-PB), Guilherme Landim (PDT-CE), e Francisco do PT (PT-RN).
“A ideia é direcionar ações conjuntas para a conclusão da obra e colocar a transposição em funcionamento”, dizem os organizadores. A obra já está com mais de 90% pronta, segundo o governo Federal.
O lançamento da frente parlamentar interestadual terá tratamento especial em Pernambuco.
“Conversamos com o presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros (PP), ele concordou com a participação dos parlamentares dos outros Estados na sessão ordinária da Assembleia nesta segunda-feira. Faremos um pronunciamento sobre o tema e os deputados da Paraíba, Ceará, e Rio Grande do Norte farão apartes, esclarecendo questões de seus estados”, disse o deputado Antonio Fernando.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco tem custo total orçado em R$ 20 bilhões.
A obra vai beneficiar mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará, os quatro Estados com integrantes na Frente Parlamentar interestadual.
A Transposição é dividida em dois grandes eixos: o Eixo Leste capta a água do São Francisco, passa pelo Agreste pernambucano e segue até a região de Campina Grande, na Paraíba.
O Eixo Norte passa por Salgueiro, em Pernambuco, corta o Rio Grande do Norte e vai até o reservatório de Jati, no Ceará.
O Eixo Leste está com 97,6% das obras concluídas. O Eixo Norte alcançou 97% de execução da obra.
Os deputados dos outros Estados – Joevá Campos (PSB-PB), Guilherme Landim (PDT-CE), e Francisco do PT (PT-RN) – irão se reunir pela manhã com Antonio Fernando (PSC-PE), no gabinete do deputado. A partir das 15h, participam da reunião no Plenário da Alepe.
A agenda será completada com uma visita, no final da tarde, ao governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas.